Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia de preferência com uma pasta dentífrica com flúor (1000-1500 ppm), não esquecer de escovar a língua e o uso do fio dentário diário, preferencialmente à noite e antes da escovagem, é muito importante. Ainda assim é fundamental substituir a escova de dentes a cada três meses, ou mais cedo se as cerdas estiverem desgastadas.
Visitar o dentista ou higienista oral com regularidade, de preferência de 6 em 6 meses ou caso se note algum problema de saúde oral e pedir conselhos ao profissional de saúde sobre os produtos mais adequados.
Não fumar, fazer refeições equilibradas, com diminuição da quantidade e da frequência de açúcar e restringir o consumo de álcool, são medidas de prevenção.
De acordo com o Barómetro da Saúde Oral de 2019, há 6,8% de portugueses que nunca vão a consultas de medicina dentária e 24,8% que só vão em caso de urgência. Juntos perfazem 31,6%, ou seja, há quase um terço de portugueses que nunca visitam o médico dentista ou apenas o fazem em situação de extrema necessidade. É um número que se mantém quase inalterado desde que o Barómetro da Saúde Oral começou a ser realizado em 2014.